translater

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

como saber se a pessoa mente ou não

Quando instintivamente nos preocupamos e sentimos que alguém quer nos enganar, o melhor a fazer é prestar atenção na linguagem corporal do nosso interlocutor, que funciona como um detector de mentiras natural. Transpiração excessiva, rubor na face, risada nervosa, alterações na respiração, gestos tensos: reconhecer esses sinais diminui as chances de você ser enganado. Pois, é praticamente impossível expressar através do corpo emoções que não sentimos ou censurar outras que estamos vivendo.
É importante ouvir e prestar bastante atenção no significado do que esta sendo dito, buscando contradições entre a fala e o corpo. Procure sinais evidentes de tensão, como lábios contraídos, ombros retesados, braços cruzados e punhos fechados.
Caso, durante uma conversa tensa, alguém demora a responder ou pronuncia lentamente, é sinal de que está faltando espontaneidade. O que sugere uma forte disposição em mentir, pois é impossível pensar em mais de uma coisa de cada vez. Quando a mentira está sendo planejada, o cérebro está pensando na verdade, lembrando das mentiras ditas, combinando-as com a atual e, ao mesmo tempo, inventando uma nova história. Ainda precisando manter controle para não ser flagrado. O que não é uma tarefa para qualquer pessoa.
Quando o clima de desconfiança já está instalado em uma conversa e o outro coçar seguidamente a sobrancelha, o olho, o nariz, o ouvido ou a testa, cuidado: esses são sinais suspeitos, eles revelam uma tentativa inconsciente de se resguardar.
Cuidado ao interpretar o olho no olho como indicativo de sinceridade ou falsidade. Pois o mentiroso pode lançar um olhar penetrante como artifício para dissimular e dominar sua vítima. Mas, quando alguém piscar em uma velocidade que não é normal, pode estar atestando que existe uma pressão emocional forte e estar mentindo.
Se ao ouvir uma pergunta embaraçosa alguém recosta-se na cadeira, afasta o corpo para longe, espicha as pernas para frente ou cruza os braços, está demonstrando resistência. Isso abre caminho para a mentira. Como também, qualquer inclinação do corpo para trás pode ser expressão de um desejo de se afastar do assunto ou do interlocutor. Nesse caso, o importante é notar em que momento da conversa isto ocorreu, pois ele revela o ponto de maior tensão, que pode separar a verdade da mentira.
Caso durante uma conversa tensa alguém se aproxima, inclinando-se na direção do outro, está dando provas de que quer dominar ou até intimidar. Se isso acontecer, o melhor é apurar os ouvidos. Para manifestar envolvimento e interesse sinceros na conversa, o corpo do interlocutor tende a ficar alinhado paralelamente ao do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOCK ..::